Questões Frequentes

1. Quais os horários de funcionamento da consulta?

Os atendimentos na consulta de neuropsicologia são realizados em data e hora marcada de acordo com a sua disponibilidade e a dos profissionais. Os  horários são flexíveis.



2. Como marcar uma consulta?

Ligando para o número Tel: 220 400 600 / 226 079 700 ou enviando um e-mail para secretariado_consultas@fpce.up.pt ou neuropsicologia@fpce.up.pt.

 

3. Qual o local da consulta?

A consulta será desenvolvida na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), Rua Alfredo Allen 4200-135 Porto, Portugal, no serviço de consultas da instituição (Piso 0).



4.Qual a duração de cada consulta?

As consultas de neuropsicologia têm a duração de 60 minutos.



5. Por quem vou ser atendido?

Será atendido por profissionais qualificados, com formação em Psicologia Clínica e da Saúde e especialização em Neuropsicologia. O Psicólogo que o atenderá será indicado com base na especialização que apresenta relativamente à problemática em questão, caso a mesma seja conhecida à partida.

 

6. Qual o valor das consultas?

O valor das consultas na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação- UP é o constante na tabela em vigor, sendo cobrado 30 euros por sessão.

7. O que acontece após marcação da primeira consulta?

As primeiras duas a três consultas (dependendo da complexidade do caso) destinam-se ao processo de avaliação inicial, que é realizada com recurso a entrevistas, a instrumentos de Avaliação Neuropsicológica,  e possivelmente a observação em contexto da pessoa (e.g. emprego, casa, escola). Após finalizada a avaliação inicial, é elaborado um relatório de avaliação neuropsicológica que incluirá directrizes quanto à intervenção a desenvolver.

 

8. A Consulta de Neuropsicologia é indicada apenas em casos de perturbações neurológicas?

Não. A consulta de Neuropsicologia dispõe também de programas de intervenção direcionados para pessoas que apresentam ligeiras dificuldades ao nível de capacidades como a atenção, memória e resolução de problemas, resultantes de processos normativos da vida, tais como o envelhecimento ou a vivência  de stress e/ou fadiga. Adicionalmente, pessoas que pretendam simplesmente optimizar o seu desempenho profissional/académico e quotidiano, também poderão incluir programas de treino cognitivo para estimular as competências mentais.

A Consulta de Neuropsicologia dispõe dos programas de estimulação cognitiva Eureka, nas versões Kids, Adults e Seniors, que foram desenhados para crianças, adultos, idosos e atletas sem qualquer tipo de problema neurológico, com o objectivo de optimizar o seu funcionamento cognitivo, emocional e comportamental.

 

Galeria
Marcação de consultas
Onde estamos

Faça a sua marcação aqui ou através dos seguintes endereços:

 

Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP)
Rua Alfredo Allen 4200-135 Porto, Portugal

Tel: 220 400 600/ 226 079 700

 

e-mail: secretariado_consultas@fpce.up.pt ou neuropsicologia@fpce.up.pt

  • facebook
  • LinkedIn Classic

Copyright 2014 Consulta de Neuropsicologia FPCEUP.