A nossa equipa

Somos uma equipa sólida e dinâmica composta por profissionais qualificados com formação em Psicologia Clínica e da Saúde e especialização em Neuropsicologia. Desenvolvemos a nossa prática clínica em estreita ligação com actividades de docência e de investigação científica, contribuindo para a formação contínua dos profissionais, assim como para o aumento de conhecimentos teóricos relevantes para a optimização de recursos e estratégias ao nível da avaliação e reabilitação neuropsicológica.  

Prof. Doutora Selene Graça Vicente
Coordenadora e Supervisora Científica

 

Selene Vicente é Professora Auxiliar com nomeação definitiva na Universidade do Porto, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCEUP), onde integra a equipa de investigação do Laboratório de Fala e do Centro de Psicologia. É membro do Centro de Ciência Cognitiva da Universidade do Porto e do Laboratório de Fonética & Baby Lab do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa. Inicialmente entusiasta da pesquisa experimental em vários tópicos da Psicologia da Linguagem, os interesses foram-se movendo entre a prática clínica e a investigação centrada no estudo do desenvolvimento da linguagem e da prosódia, bem como nas perturbações da linguagem e da comunicação. Mais recentemente, seduzida pela Neuropsicologia, tem investido na formação e na investigação no domínio da Neuropsicologia Cognitiva, assim como na Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica. Os interesses têm-se centrado preferencialmente no desenvolvimento e adaptação de materiais de avaliação neuropsicológica para o Português Europeu, e no estudo das funções executivas em diversas populações, clínicas e normativas infantis, adultos e idosos. É supervisora de estágios académicos e profissionais em Psicologia clínica na valência de Neuropsicologia, sendo atualmente responsável pela supervisão científica do Serviço de Consulta de Neuropsicologia da FPCEUP. Membro da Ordem dos Psicólogos Portugueses Nº 9023.   

Doutora Marisa Filipe
Psicóloga

 

Marisa Filipe é psicóloga com especialidade avançada em Psicologia Clínica e da Saúde e em Neuropsicologia, responsável pela valência infantil do Serviço de Consulta de Neuropsicologia da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP). Concluiu o Doutoramento em Psicologia e o Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde nesta mesma instituição. O particular interesse pelas questões do neurodesenvolvimento esteve e está presente no seu percurso académico e profissional. Tem investido na formação além-fronteiras e na investigação no domínio das perturbações do neurodesenvolvimento e da avaliação / intervenção neuropsicológica. Atualmente, é investigadora na FPCEUP, membro do grupo de Neurocognição e Linguagem do Centro de Psicologia da Universidade do Porto e do Laboratório de Fonética & Lisbon Baby Lab do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa. Autora de múltiplos artigos publicados em revistas internacionais de elevado prestígio (e.g., Frontiers, Journal of Autism and Developmental Disorders, Reading and Writing, Speech Communication, entre outras). Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Nº 12118.

Dr.ª Helena Moreira
Psicóloga

 

Helena Moreira concluiu o Mestrado Integrado em Psicologia na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto em 2012, no domínio de Avaliação Neuropsicológica da Demência de Alzheimer. Atualmente é doutoranda no Programa Doutoral em Psicologia com um projeto na área do Défice Cognitivo Ligeiro. Desenvolveu atividades na Consulta de Neuropsicologia do Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga e na Consulta de Neuropsicologia do Centro Hospitalar Gaia Espinho, apresentando experiência clínica ao nível da avaliação e reabilitação neuropsicológica de adultos e idosos com défices cognitivos causados por diferentes quadros clínicos (exemplo, doença de Alzheimer, doença de Parkinson, acidente vascular cerebral, traumatismo crânio-encefálico, depressão, stress e esquizofrenia). O seu interesse no domínio da avaliação e reabilitação neuropsicológica traduz-se pelo investimento constante ao nível da formação profissional bem como pelo desenvolvimento de projetos nas vertentes clínica e de investigação. Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses com o Nº 15623. 

Marcação de consultas

Faça a sua marcação aqui ou através dos seguintes endereços:

Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP)
Rua Alfredo Allen 4200-135 Porto, Portugal

220 400 600 | 220 428 922

Copyright 2020 Consulta de Neuropsicologia FPCEUP.

Onde estamos