Sobre nós

O Serviço de Consultas de Neuropsicologia da FPCEUP foi criado com o intuito de responder às necessidades da comunidade, dada a reduzida oferta de serviços de avaliação e reabilitação neuropsicológica na região Norte do país. Inserida numa instituição de elevada credibilidade, este serviço disponibiliza um conjunto de valências que pretendem constituir-se como referência na prática da neuropsicologia​.



A consulta de neuropsicologia é indicada em casos de dificuldades cognitivas, emocionais, e/ou comportamentais associadas a condições neurológicas ou decorrentes dos processos de desenvolvimento normativo (exemplo, envelhecimento, ansiedade, stress).



Consideramos que a qualidade de serviços de saúde implica um conjunto de profissionais qualificados que assume o compromisso de atuar progressivamente melhor e que privilegia a ética profissional, o humanismo e a abordagem particular de cada pessoa, considerando as suas necessidades e especificidades. 

Enquanto valência, o que pretendemos?

Assegurar o compromisso e a excelência na nossa prática clínica!

 

A nossa Visão, Missão e Valores

Visão

​Constituir uma referência na qualidade dos serviços que prestamos ao nível da Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica.


A valência de Neuropsicologia do Serviço de Consultas de Psicologia da FPCEUP, como instituição de referência nas suas áreas de actuação, procura oferecer à população um conjunto de serviços de elevada qualidade ao longo da vida.

Missão

Promover o bem estar e a qualidade de vida da população, através de um serviço que se rege pelas melhores práticas clínicas e profissionais e no qual se assume o compromisso de procurar atuar cada vez melhor. 

 

Valores
 

Compromisso
Assegurar que o cliente está sempre em primeiro lugar: privilegiar uma relação personalizada, escutar e dar respostas às preocupações e necessidades, oferecendo sempre um serviço humanizado fundamentado em elevados padrões de comportamento ético, delicadeza e respeito pelo próximo.

Colaboração

​Trabalho em equipa, comunicação e qualidade: promover o trabalho em equipa, a atenção ao detalhe, a responsabilidade individual, a iniciativa, a inovação, a confiança, o nível de serviço e a comunicação, conseguindo assim construir um genuíno espírito de pertença traduzido pela cooperação mútua e a participação de todos. A equipa atua numa lógica de transdisciplinaridade, considerando que a sua composição não inclui unicamente os profissionais, mas contempla de igual forma a família dos utentes, enquanto intervenientes activos nos processos de intervenção.



Empenho e busca da evolução contínua

​Procuramos desenvolver a nossa prática clínica e científica, a fim de promover as melhores soluções e optimizar resultados. Investimos na formação e actualização profissional contínua, aliadas a um forte espírito de iniciativa e criatividade, que culminam nas melhores soluções ao nível da Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica.



Foco numa intervenção ecológica

Desenvolver uma intervenção que procure adequar-se às especificidades da pessoa, estando em articulação com os diferentes sistemas do indivíduo. Apostar no desenvolvimento pessoal e profissional dos nossos colaboradores, capitalizando todo o conhecimento criado numa importante fonte de informação e diferenciação.


Garantia de futuro

Alcançar de uma forma continuada os melhores indicadores de maneira a cumprir a nossa missão, garantindo o presente e sustentando o nosso desenvolvimento futuro.

Responsabilidade social
Respeitar o bem-estar e o futuro da comunidade onde estamos inseridos, fomentando um espírito activo de responsabilidade social e ambiental.

Equipa

Somos uma equipa sólida e dinâmica composta por profissionais qualificados com formação em Psicologia Clínica e da Saúde e especialização em Neuropsicologia. Desenvolvemos a nossa prática clínica em estreita ligação com actividades de docência e de investigação científica, contribuindo para a formação contínua dos profissionais, assim como para o aumento de conhecimentos teóricos relevantes para a optimização de recursos e estratégias ao nível da avaliação e reabilitação neuropsicológica.  

Prof. Doutora Selene Graça Vicente
(Coordenadora e Supervisora Científica)

 

Selene Vicente é Professora Auxiliar com nomeação definitiva na Universidade do Porto, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCEUP), onde integra a equipa de investigação do Laboratório de Fala e do Centro de Psicologia. É membro do Centro de Ciência Cognitiva da Universidade do Porto e do Laboratório de Fonética & Baby Lab do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa. Inicialmente entusiasta da pesquisa experimental em vários tópicos da Psicologia da Linguagem, os interesses foram-se movendo entre a prática clínica e a investigação centrada no estudo do desenvolvimento da linguagem e da prosódia, bem como nas perturbações da linguagem e da comunicação. Mais recentemente, seduzida pela Neuropsicologia, tem investido na formação e na investigação no domínio da Neuropsicologia Cognitiva, assim como na Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica. Os interesses têm-se centrado preferencialmente no desenvolvimento e adaptação de materiais de avaliação neuropsicológica para o Português Europeu, e no estudo das funções executivas em diversas populações, clínicas e normativas infantis, adultos e idosos. É supervisora de estágios académicos e profissionais em Psicologia clínica na valência de Neuropsicologia, sendo atualmente responsável pela supervisão científica do Serviço de Consulta de Neuropsicologia da FPCEUP. Membro da Ordem dos Psicólogos Portugueses Nº 9023.   

Doutora Marisa Filipe (Psicóloga)

 

 

Marisa Filipe concluiu o Mestrado Integrado em Psicologia Clínica e da Saúde e o Programa Doutoral em Psicologia na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP). O particular interesse pelas questões do neurodesenvolvimento esteve e está presente no seu percurso académico e profissional. Tem investido na formação além fronteiras e na investigação no domínio das perturbações do neurodesenvolvimento e da avaliação / intervenção neuropsicológica. Atualmente, é responsável pela valência infantil do Serviço de Consulta de Neuropsicologia da FPCEUP e formadora no Serviço de Educação Contínua desta mesma instituição. É ainda membro do Centro de Psicologia da Universidade do Porto e do Laboratório de Fonética & Lisbon Baby Lab do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa. Membro efectivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Nº 12118, com especialidade avançada em Psicologia Clínica e da Saúde e em Neuropsicologia

Dra. Helena Moreira (Psicóloga)

 

Helena Moreira concluiu o Mestrado Integrado em Psicologia na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto em 2012, no domínio de Avaliação Neuropsicológica da Demência de Alzheimer. Atualmente é doutoranda no Programa Doutoral em Psicologia com um projeto na área do Défice Cognitivo Ligeiro. Desenvolveu atividades na Consulta de Neuropsicologia do Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga e na Consulta de Neuropsicologia do Centro Hospitalar Gaia Espinho, apresentando experiência clínica ao nível da avaliação e reabilitação neuropsicológica de adultos e idosos com défices cognitivos causados por diferentes quadros clínicos (exemplo, doença de Alzheimer, doença de Parkinson, acidente vascular cerebral, traumatismo crânio-encefálico, depressão, stress e esquizofrenia). O seu interesse no domínio da avaliação e reabilitação neuropsicológica traduz-se pelo investimento constante ao nível da formação profissional bem como pelo desenvolvimento de projetos nas vertentes clínica e de investigação. Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses com o Nº 15623. 

Dra. Vera Fernandes (Psicóloga)

 

Vera Fernandes concluiu o Mestrado Integrado em Psicologia na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto em 2015, na área da Psicologia Clínica e da Saúde. A sua experiência clínica abrange as áreas de avaliação e reabilitação neuropsicológica em adultos e idosos com diferenciados quadros clínicos (lesão cerebral, défices cognitivos, doenças neurodegenerativas), tendo realizado o estágio académico no Centro Hospitalar Entre Douro e Vouga e na Unidade de Neurocognição do Hospital de Braga.

Atualmente é psicóloga no Serviço de Consulta de Neuropsicologia da FPCEUP. O seu leque de atuação tem-se expandido também para a neuropsicologia infantil e perturbações do neurodesenvolvimento. Paralelamente tem desenvolvido investigação no domínio da Neuropsicologia Clínica, tendo incidido o projeto de Mestrado na construção e implementação de um programa de Reabilitação Cognitiva na Lesão Cerebral Adquirida. Colabora ainda em projetos de investigação em curso sobre validação de materiais de avaliação neuropsicológica e programas de reabilitação cognitiva.
Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses Nº 21502.

Galeria
Marcação de consultas
Onde estamos

Faça a sua marcação aqui ou através dos seguintes endereços:

 

Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP)
Rua Alfredo Allen 4200-135 Porto, Portugal

Tel: 220 400 600/ 226 079 700

 

e-mail: secretariado_consultas@fpce.up.pt ou neuropsicologia@fpce.up.pt

  • facebook
  • LinkedIn Classic

Copyright 2014 Consulta de Neuropsicologia FPCEUP.